segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Erasmo Carlos - Convida - 1980



Meus Caros Amigos, recebi varios pedidos para postar o album convida II do Erasmo, mas vou repetir mais uma vez, NAO POSTO DISCOS QUE AINDA ESTAO NAS LOJAS OU SE ENCONTRAM A VENDA!!!!!!
Por isso estou pondo a disposição o Convida I, que é maravilhoso, peço perdão mas é filosofia do musicadaminhagente.

Saravá!!!
B'Side


Erasmo Carlos


Nome artístico de Erasmo Esteves, nascido na cidade do Rio de Janeiro,em 5 de junho de 1941, é um cantor e compositor tipicamente brasileiro.
Sua parceria com o cantor Roberto Carlos certamente é a de maior sucesso na história da música popular brasileira, tanto em termos de venda quanto em termos de regravações feitas por artistas de todo o Brasil e do exterior. Junto com o Rei, Erasmo compôs de mais de 500 canções.
O bochicho correu solto em 1980, quando Erasmo Carlos lançou o pulo de gato que colocaria em novos termos sua (monumental) importância como compositor (e cantor) popular brasileiro. Erasmo Carlos Convida... dava veludo novo a clássicos do cancioneiro nacional co-escritos por ele, enfileirando duetos ilustres com Gal Costa , Tim Maia, Gilberto Gil, Rita Lee, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Jorge Ben, Nara Leão, Wanderléa e, claro, Roberto Carlos. O bochicho: se o caso era chegar perto de completar um "quem é quem" da geração de Erasmo (& Roberto), estavam faltando Chico Buarque, Elis Regina, Milton Nascimento...
As razões para as ausências só ele mesmo pode dissipar, mas hoje, 27 anos mais tarde, Erasmo Carlos Convida II reata o fio da meada - e, de quebra, volta a oferecer ao Brasil a oportunidade (seguidas vezes desperdiçada) de redimensionar (de novo) a estatura de um dos dois compositores mais populares da nossa história.
Em 1980 Erasmo vinha do sucesso do compacto com a trilha do filme Os Sete Gatinhos, que trazia também "Quero Voltar" - música que Erasmo fez inspirado na anistia que permitiu a volta dos exilados políticos. Nessa mesma época, o produtor Guti fez uma meteórica passagem pela direção artística da gravadora e, de um almoço com Erasmo e com o produtor Jairo Pires, surgiu a idéia de um disco de convidados. Ninguém levava muita fé que tantos nomes de peso pudessem ser reunidos, mas em questão de poucas horas Erasmo apresentou o repertório e os convidados confirmados. Além de colegas dos anos 60 - Wanderléa, Tim, Maia, Jorge Ben, Nara Leão e Rita Lee -, o disco trouxe os quatro Doces Bárbaros e ainda o amigo Roberto Carlos (numa raríssima participação especial).
Sucesso nacional garantido e um paradigma para projetos semelhantes a partir de então. Não foi à toa que o produto saiu pelo selo "nobre" Philips, mais dedicado a projetos de MPB.

Download: Erasmo Carlos - Convida - 1980

Nenhum comentário: