quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Lula Côrtes & Lailson - Satwa - 1973


Mais uma raridade que disponibilizo aqui para o bel prazer de todos os ouvidos aguçados que sabem apreciar uma boa musica e o talento de artistas que muitos nem se quer ouviram falar,e nem se quer souberam que fizeram diferença. Semeiem por favor a boa musica, pois somente assim ela nunca irá acabar.
Deleitem-se
Lado B

Satwa, lançado por Lailson e Lula Côrtes no início de 1973 é o primeiro disco independente da música brasileira moderna (embora em toda história da MPB o pioneirismo seja atribuído ao LP Feito em casa, de Antônio Adolfo). Satwa foi bravado nos estúdios da extinta gravadora Rozenblit, no Recife, com Lailson tocando uma craviola, e Lula Côrtes um tricódrio (instrumento que adquiriu no Marrocos). O disco tem ainda a participação de Robertinho do Recife. Totalmente instrumental (Lailson conta que não quis submeter letras à Polícia Federal, como se era obrigado na época da ditadura militar), Satwa não foi muito divulgado, tocou um pouco nas emissoras locais, e tornou-se uma espécie de lenda da música brasileira, até o dia em que foi redescoberto nos Estados Unidos, e relançado naquele país pelo selo Time-lag. Lailson seguiu a carreira de desenhista e cartunista, premiadíssimo, enquanto Lula Côrtes continuou na música. Em 1980, lançou O gosto novo da vida, pela Ariola, e Rosa de sangue, pela Rozenblit. Nos anos 90, integrou-se à geração manguebeat, e voltando a fazer shows e a gravar. Lailson formou bandas de blues, entre as quais a Bluebróders, e participou do CD A turma do beco do barato, que reuniu vários músicos que fizeram a cena underground do Recife nos anos 70.
Fruto da cena nordestina pós-tropicalismo e/ou psicodélica, ‘Satwa’ foi "curtido" nos Estúdios da Rozenblit, em Recife, entre os dias 20 e 31 de janeiro de 1973. Participam do disco, ainda Paulinho Klein, que divide com Lula as "curtições fotográficas" e o engenheiro de som Hercílio Bastos (dos Milagres).
Com tiragem limitada e distribuição basicamente regional, o disco desapareceu tão logo surgiu, permanecendo como uma lenda para o restante do país. Sem reedição em vinil, e inédito em cd, ‘Satwa’ ainda não entrou para o catálogo informal de cds que, mal ou bem, democratiza o acesso à história musical do país.
(Fonte: http://www.musicadepernambuco.pe.gov.br/artista.php?idArtista=42)

Download: Lula Côrtes & Lailson - Satwa - 1973

Nenhum comentário: