segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Tropicália ou Panis et Circenses - 1968


Tropicália ou Panis et Circenses - 1968

É verdadeiramente impossivel um simples ser dar criticas a este disco, por ser uma obra tao importante para a musica brasileira, deixo aqui disponiblizado esta maravilha para voces, entao....Deleitem-se

Saravá
Lado B

Caetano Veloso e Gilberto Gil causaram grande impacto em suas apresentações no III Festival de Música Popular da TV Record, no ano de 1967. Ali, foram lançadas as bases para o Tropicalismo em sua versão musical - um movimento que mesclou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais daquela época, como correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o Rock e o Concretismo). Antes de fins sociais e políticos, a Tropicália foi um movimento nitidamente estético e comportamental.
Em maio de 1968, começaram as gravações do álbum que seria o manifesto musical do movimento, do qual participaram artistas como Gal Costa, Nara Leão, Os Mutantes, Tom Zé - além dos poetas Capinan e Torquato Neto e do maestro Rogério Duprat (reponsável pelos arranjos do LP).
A primeira música do álbum é "Miserere Nóbis", de Gil e Capinan. Na seqüência vem "Coração Materno" - canção até então considerada de mau gosto. A faixa-título é interpretada pelo grupo paulista Os Mutantes, com sinais nítidos do conjunto: a psicodelia. "Baby", grande hit deste álbum, foi cantada por Gal Costa.
O LP foi eleito em uma lista da versão brasilieira da revista Rolling Stone como o segundo melhor disco brasileiro de todos os tempos."

Download: Tropicália ou Panis et Circenses - 1968

Nenhum comentário: