sábado, 3 de maio de 2008

A Comunidade Samba da Vela - 2005


Como Diria os saudosos e mestres Vinicius de Morais e Baden Powell:
"Fazer samba não é contar piada
E quem faz samba assim não é de nada
O bom samba é uma forma de oração"

Dito e feito, a Comunidade Samba da Vela ta ai pra mostrar isso de verdade, o oficio de samba é feito na simplicidade, curtem esse disco e saibam mais sobre a historia do grupo, maravilhoso, espero que gostem, entao deleitem-se!!!
Saravá!!!
Lado B

Como quem não quer nada, numa segunda-feira de julho de 2000, quatro jovens compositores de Santo Amaro, periferia de São Paulo, formaram uma pequena roda e cantaram seus próprios sambas até o amanhecer. O local escolhido por José Alfredo Gonçalves Miranda (Paqüera), Maurício de Oliveira, Magno Souza e José da Cruz, o "Chapinha", foi o bar Ziriguidum, de propriedade deste último, que se encontrava fechado no dia. Nascia ali o Samba da Vela, hoje uma referência nacional do samba.
Reduto de sambistas que desde 2000 revela novos artistas e compositores. O ritual inicia-se quando uma vela é acesa no centro da roda, onde os sambas inéditos são apresentados até que ela se apague. O CD, gravado ao vivo com participações de 120 integrantes da comunidade, Quinteto em Branco e Preto, Seu Nenê e Velha Guarda da Nenê de Vila Matilde e Camisa Verde e Branco, Oswaldinho da Cuíca, Oswaldinho do Acordeon...
"Trabalhamos com música há mais de 20 anos. Naquele dia, nos reunimos para bater um papo, conversar a respeito de samba. Começamos às oito horas da noite e terminamos às quatro horas da manhã. Combinamos de nos reunir na semana seguinte, com a idéia de cantar sambas clássicos e algumas de nossas composições. O negócio ficou tão bom, que de novo entrou madrugada adentro", relembra Paqüera.

Ficha Técnica:

Produtor executivo: Associação cultural Comunidade Sto. Amaro
Direção geral: Magnu Souzá
Arranjos e regência: Maurilio de Oliveira
Coordenação geral: Chapinha e Paqüera
Assistente de produção: Alexandre Camurça
Técnico de gravação (ao vivo): Alexandre Sobral
Auxiliares técnico: Cacá Akamine, Pedro e Xande
Técnico de gravação, edição e mixagem: Beto Mendonça
Masterização: Beto Mendonça
Revisão: Roberta Cunha Valente
Fotos: Carolina Andrade, José Eduardo da Silva e Samuel Lavelberg
Projeto gráfico: André Hosoi e Fabiana Queirolo
Repertório: Fundadores do Samba da Vela
Coro geral em todas as faixas: Povo da vela - 120 pessoas
Músicos - Comunidade Samba da Vela

Download: A Comunidade Samba da Vela - 2005

Nenhum comentário: