quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Quinteto Violado - Quinteto Violado - 1972


Um dos grupos que resgata nossa musica, onde foi até criado a Fundação Quinteto Violado, para dar mais forças as culturas regionais, um disco obrigatorio para todos que gostem de nossa musica.Este disco foi lançado em 1972, sendo seu primeiro trabalho, com repercussao tao grande que foi tambem lançado no Japão, com o titulo de Asa Branca.Parem, baixem e ouçam, pois com certeza irao gostar, por isso Deleitem-se!!!
Daniel de Mello e a Música da Minha Gente!!!
Saravá!!!

Conjunto instrumental-vocal organizado em 1970, em Recife PE, que se caracteriza pela interpretação de músicas nordestinas e a realização de pesquisas sobre o folclore brasileiro. Inicialmente formado por Toinho (Antônio Alves, Garanhuns PE 1943), canto e baixo acústico; Marcelo (Marcelo de Vasconcelos Cavalcante Melo, Campina Grande PB 1946), canto, viola e violão; Fernando Filizola (Limoeiro PE 1947); Luciano (Luciano Lira Pimentel, Limoeiro PE 1941), percussão, e Sando (Alexandre Johnson dos Anjos, Garanhuns, 1959), flautista, na década de 1990 passou a ser integrado por Toinho, baixo acústico, compositor, cantor e diretor musical do conjunto; Marcelo, violonista, violeiro, cantor e compositor; Ciano (Luciano Alves, Garanhuns PE 1959); Roberto Menescal (Roberto Menescal Alves Medeiros, Garanhuns PE 1964), cantor e percussionista; e o tecladista e arranjador Dudu (Eduardo de Carvalho Alves, Recife PE 1970).

Apresentou-se pela primeira vez, ainda sem a denominação que o tornou famoso, em janeiro de 1970, na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco. Em outubro de 1971, quando se apresentou no Teatro da Nova Jerusalém (Fazenda Nova PE), seus integrantes foram chamados de "os violados", nascendo dai o Quinteto Violado. Gilberto Gil os apresentou ao produtor Roberto Santana, da Phonogram, e o aparecimento do conjunto foi exaltado por Caetano Veloso.

Download: Quinteto Violado - Quinteto Violado - 1972

Nenhum comentário: