sábado, 24 de janeiro de 2009

Cia Cabelo de Maria - Cantos de Trabalho - 2007

Achei que ia começar o ano de 2009 e nao ouvir nada que me emocionasse, este disco é sensacional, de chorar, quando trabalhamos cantando a vida muda, e tudo se clareia, um trabalho impecavel, de pesquisa que merece muito ser ouvido, mas por favor meu povo, baixem aqui e ouçam, mas por favor comprem o disco, e tenham sempre guardado em casa e indique a seus amigos, pois um igual a este demorará mais dez anos a ser lançado...Deleitem-se!!!
Saravá!!!
Daniel de Mello e a Música da Minha Gente


A cantora e pesquisadora Renata Mattar pesquisa cantos de trabalho há mais de dez anos. Ela já viajou pelo interior de diversas regiões do Brasil com o intuito de recolher cantigas de trabalhadoras. Nessas viagens, recolheu músicas das destaladeiras de fumo de Arapiraca, das descascadeiras de mandioca de Porto Real do Colégio (AL), das plantadeiras de arroz de Propriá (SE), das colhedoras de cacau de Xique-Xique (BA), das fiandeiras de algodão do Vale do Jequitinhonha (MG), entre tantas outras.

Todas as canções foram gravadas pela Cia. Cabelo de Maria, com arranjos de Gustavo Finkler, no CD Cantos de Trabalho. Nele, vozes femininas são acompanhadas por violão, viola caipira, violino e percussão (muitas vezes regionais).

Misto de cantigas de roda e mantras de trabalho, é difícil não sair da apresentação cantarolando um dos refrões que embalam o cotidiano dessas mulheres, trabalhando diariamente em mutirão e vencendo o cansaço da lida com a força da voz se transformando, também ela, em produto de seu trabalho.

Fonte: Revista Bravo On Line

Download: Cia Cabelo de Maria - Cantos de Trabalho - 2007

2 comentários:

Ennio disse...

Tava esperando esse disco, velho! Valeu! Muito bom! Sumi uns dias da internet e quando volto seu blog tá cheio de novidades. Da hora!

Unknown disse...

Obrigado meu amigo por disponibilizar trabalho tão importante. Escutei no carro de uma amiga ontem umad as músicas e fiqueio maravilhado com o som. Vou buscar pelo cd para comprá-lo.
Asé!