domingo, 17 de maio de 2009

Antonio Adolfo e a Brazuca - 1970

Não irei citar nada sobre este disco, baixem e tirem suas proprias conclusões, so adianto que é uma obra prima,por isso deleitem-se!!!
Daniel de Mello e a Música da Minha Gente
Saravá!!!

Filho de uma violinista da Orquestra do Teatro Municipal do Rio, carioca de Santa Teresa, aquariano da classe de 47, o pianista Adolfo aos 16 anos já pertencia ao fechado clube da bossa-nova acantonado no Beco das Garrafas, à frente de grupos como o Samba a Cinco e o Trio 3-D. No último, ele participou da peça musical Pobre Menina Rica, de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes, e começou a acompanhar ases do setor. Mas a partir de 1967, em dupla com o letrista Tibério Gaspar, Adolfo, o compositor, transformou-se num dos detonadores da ala da toada moderna, que produziu sucessos como Sá Marina e Juliana.

Ao mesmo tempo, pilotando o grupo Brazuca, instaurou um tônus de modernidade eletrônica no pop da época (Teletema, Ana Cristina) até desaguar na autopista abrasiva da BR-3, que causou polêmica e sacudiu as estruturas festivalescas. Integrante da banda que acompanhou Elis Regina em duas excursões à Europa, um estágio com a erudita Nadia Boulanger, em Paris (além dos aperfeiçoamentos com os brasileiros Guerra Peixe e Esther Scliar), Antonio Adolfo estava pronto para mais um grande salto.

Em 77, num ato de coragem e pioneirismo, lançava o disco Feito em casa em seu próprio selo Artezanal. Era o pontapé inicial de uma tendência libertária, a do disco independente, que motivaria o aparecimento de artistas divergentes das leis do mercado tradicional.

Desde 1985, Adolfo vem se dedicando a sua escola de música, o Centro Musical Antonio Adolfo, além de participar em eventos internacionais como músico e educador, sem deixar de lado sua carreira como intérprete. Recebeu dois Prêmios Sharp por seus trabalhos Antonio Adolfo e Chiquinha com jazz, respectivamente
Como autor de material didático, lançou no Brasil sete livros pela editora Lumiar, além de um video-aula e dois livros sobre música brasileira no exterior. Durante oito anos foi o representante do IAJE (International Association For jazz Education) para a América Latina.
Recentemente Antonio Adolfo voltou a se apresentar com mais frequencia em shows, seja em formato piano solo ou em grupo. De uma de suas apresentacoes com a filha Carol Saboya, em uma Universidade dos Estados Unidos nasceu seu mais recente trabalho em CD, lancado no Brasil e no Exterior: Antonio Adolfo & Carol Saboya Ao vivo/Live.




A canção "Tributo a Victor Manga" faz parte do LP EMI/Odeon 1970 (depois relançado em CD em 2003) "Antônio Adolfo e a Brazuca 2". "A Brazuca" foi um conjunto musical formado originalmente por Antonio Adolfo (piano), Luz Claudio Ramos (guitarra) Luizão Maia (baixo), Victor Manga (bateria), Julie (voz) e Bimba (voz). Em uma segunda formação, Julie foi substituída pelo cantor Luís Keller. Atuou no cenário artístico de 1969 a 1971. Em 1969, participou do IV Festival Internacional da Canção, classificando a canção "Juliana" (Antonio Adolfo e Tibério Gaspar) em 2º lugar no evento. Outro conhecido sucesso é a canção "Teletema", que fez parte da trilha sonora da novela "Véu de Noiva" (1969) da Rede Globo. A canção "Tributo a Victor Manga" foi composta na madrugada que se seguiu ao acidente que vitimou Victor Manga, baterista do "A Brazuca", em 13 de agosto de 1970, e se constitui numa apologia a amizade, a saudade, ao terrível sentimento de perda de um amigo. Entre versos declamados e gritos lancinantes, os componentes do grupo expressam toda sua dor pela perda inesperada do amigo, num verdadeiro réquiem (composição musical em honra aos mortos) dos tempos modernos.

Tributo a Victor Manga

Agora
Mais dinstante
Ainda perto
Por aqui e por ali
No areal, no deserto, no Padre Nosso
No nosso dia, na rodovia, a velocidade
Todavia, no rosto, o riso, a saudade
No novo som, no mesmo tom, em qualquer solo
No sustenido, no bemol
Por aqui e por ali.

Você!
No LP
Imagem de VT, sempre você, em tudo, em tudo que se vê
Sempre, você, você!
Oh Victor!
O sol te estilha sobre o eixo da manhã
Anoiteceu
Você partiu, se repartiu, e viajou, e viajou!
Ah! Oh! Oh Victor!
Um pássaro ferido que não voa mais
Um barco que perdido não retorna ao cais
Um cosmonauta solto em pleno espaço grita: Paz!
E eu, eu grito, eu grito!
Oh Victor!
A vida continua nua como você viu
O mesmo porto de partida onde você partiu
E agora sua sombra em tudo que ficou
Você viveu, amou, sofreu, tocou!

Você!
Por aqui e por ali
Ao meio, em dois
E depois, sempre, sempre, sempre!
Oh! Oh bicho!
Você se foi
Amigo!
Você se foi
Não sei se digo, oi
Se, se digo, adeus.


Download: Antonio Adolfo e a Brazuca - 1970

2 comentários:

Geraldo A.K.A Junior Furlan disse...

Oi Daniel, tudo bem? Caso isso tenha ocorrido, não saberei ao certo lhe dizer, pois nunca vi seu blog e muito menos peguei links aqui, o que provavelmente possa ter acontecido é eu ter achado seu link na rede ou em outro blog, o que acontece muito.
O kriola é um espaço, não só para a difusão da música negra, mas também um espaço democrático. Se se sentiu ofendido ou lesado por encontrar links seu no blog peço desculpas, porem quando se fala de uma rede de blogs onde existem tantos por ai, esse tipo de coisa acontece.
Irei adicionar seu blog em minha lista de favoritos do kriola, espero que isso lhe conforme, ao menos em uma pequena fração.

abs

Junior Furlan (Admin Kriola@Blog)

Sonia Parizzi disse...

Daniel moro em Miami e tive o privilegio de conhecer um dos meus idolos: Antonio Adolfo. Ele eh 1 genio: calado e timido. Fala pela musica e agora atravez de voce sei mais sobre ele. Obrigada. Sonia Parizzi