segunda-feira, 1 de junho de 2009

João Donato - Muito a Vontade - 1962

Mais uma pedrada para voces meus amigos, um disco que foi a divisao de aguas da musica moderna nacional, estou falando de "Muito a Vontade" de João Donato,um genio de nossa musica que nao poderiamos de deixar de registrar, por isso, deleitem-se!!!
Daniel de Mello e a Música da Minha Gente
Saravá!!!


Filho de um major da aeronáutica, nasceu em Rio Branco no dia 17 de agosto de 1934, mas ainda pequeno mudou-se para o Rio de Janeiro. Ainda na adolescência demonstrou ter mais intimidade com a música que com os estudos regulares, que abandonou em 1949. Seu círculo de amizade era composto por músicos que se reuniam nos bares cariocas para tocar violão e, claro, falar de música. Nos anos 50, freqüentou o Sinatra-Farney Fan Clube, na Tijuca, zona norte carioca, que durou apenas 17 meses, considerado por muitos estudiosos como uma escola para toda a geração que mais tarde criaria a Bossa Nova.

Donato foi amigo de todos os expoentes do movimento bossanovista, como João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Johnny Alf, entre outros, mas nunca se encaixou dentro desse rótulo.Pelo contrário, era considerado um músico excêntrico que tocava para si e não para os contra baixistas e bateristas que tentavam lhe acompanhar ao acordeão, piano ou trombone. Também na década de 50, João Donato se muda para os Estados Unidos onde permanece durante 13 anos e realiza o que nunca tinha conseguido no Brasil: reincorporar a musicalidade afro-cubana ao jazz. Grava o disco A Bad Donato e compõe músicas como "Amazonas", "A Rã" e "Cadê Jodel". Retorna ao Brasil, reencontra a música brasileira que estava sendo feita no país, mas não abandona sua paixão pela fusão entre o jazz e ritmos caribenhos.Como arranjador participou de discos de grandes nomes da MPB como Gal Costa e Gilberto Gil.

Sobre “Muito à vontade”, o jornalista Ruy Castro escreveu, por ocasião de seu relançamento em CD: “foi o seu primeiro disco ao piano e o primeiro mesmo para valer, com nove de suas composições entre as 12 faixas (...). Donato, que estava morando nos Estados Unidos durante a explosão da Bossa Nova, era uma lenda entre os músicos mais novos - para alguns, pelas histórias que ouviam, ele devia ser algo assim como o curupira ou a cobra d'água. Este disco abriu-lhes novos horizontes e devolveu Donato a um movimento que ele, sem saber, ajudara a construir”. Estão lá “Muito à vontade”, “Minha saudade”, “Sambou, sambou”, “Jodel”.

Download: João Donato - Muito a Vontade - 1962

3 comentários:

Nathalia Soldarini disse...

Quê isso, 'hermano'.
Serei doutora em letras e me sinto no dever de ajudá-los com qualquer errinho gramatical besta.
Estou aqui para o que der e vier, conte comigo.
E parabéns pelo blog, está lindo!

Nathalia Soldarini disse...

Ah, amigo,por acaso, você não teria a obra completa de Maysa? Sou fã de carteirinha e faltam-me poucos álbuns para completar a tão sonhada coleção!
Se tiver, envie-me um e-mail, por gentileza..
é natty_soldarini@hotmail.com.

Grata desde já!
Abraços!

Igor Zargov disse...

Um Salve pro música da minha gente!! Salve Daniel!! Grande Serviço a música Brasileira! Só link quente! Tô baixando todos!! Precisamos de você meu querido! Abração!