quarta-feira, 24 de junho de 2009

Batukim Brasileiro – O Canto das Lavadeiras - Coral das Lavadeiras e Carlos Farias - 2002

Olha ai pessoal , a perfeição do regionalismo, um resgate perfeito de nossa cultura, chorei ao ouvir este disco, tenho ele e o encarte é lindo, comprem, comprem de verdade eu garanto, perfeito.Todo mundo fala que é uma das regiões mais pobres do mundo, o vale de jequitinhonha, mas eles nao conhecem a cultura de lá...
Saravá!!!
Daniel de Mello e a Música da Minha Gente

O patrimônio musical brasileiro ganhou em 2002 mais uma pedra preciosa em seu acervo, desta vez garimpada nas entranhas do Vale do Jequitinhonha: o CD-Livro "Batukim Brasileiro - o Canto das Lavadeiras", produzido pelo cantor e compositor Carlos Farias, com a participação especial do Coral das Lavadeiras, de Almenara (MG).
Com gravação totalmente acústica, a obra resgata em 12 maravilhosas canções o que há de mais belo na música regional do norte/nordeste mineiro: batuque, maracatu, toada, baião, afoxé, roda, semba e chorinho, numa mistura bem tramada de ritmos e versos de influência portuguesa, indígena e africana, revelando a essência da nossa brasilidade. São cânticos de trabalho de antigas lavadeiras, canoeiros e ribeirinhos, cuja origem já se perdeu na memória do tempo. Ele é resultado de pesquisas etnomusicais realizadas pelo compositor nessa interessante região de Minas, a partir de 1985.
O CD vem encartado dentro de um livrete com 52 páginas coloridas, contendo fotos, desenhos e textos em português e inglês, revelando aspectos interessantes do Vale do Jequitinhonha nos campos da história, do folclore, da ecologia e da cultura. Além das lavadeiras e de Carlos Farias, há a participação especial do cantor e humorista Saulo Laranjeira. O disco ainda possui uma faixa interativa, contendo fotos e textos que podem ser visualizados em um computador com recursos multimídia. Um trabalho ousado e surpreendente, que já causou impacto até na Europa: lançado primeiro em Portugal, em março de 2002, “Batukim Brasileiro” vem emocionando as pessoas pela sua beleza e autenticidade.

Fonte: Coral das Lavadeiras

Download: Batukim Brasileiro – O Canto das Lavadeiras - Coral das Lavadeiras e Carlos Farias - 2002

2 comentários:

Vinicius disse...

Olá,

Vi que você, assim como eu, gosta muito de música brasileira. Não sei se você pode me ajudar, mas estou procurando um disco que havia lá em casa quando eu era criança, mas infelizmente não me recordo o nome da música ou do artista, lembro-me apenas que a capa era branca e tinha a foto de um sapato vermelho na contracapa.

Você tem idéia sobre qual disco estou falando?

Obrigado

Marcos Rinaldi disse...

Esse blog é realmente muito bom!!!Parabéns de verdade encontrei muita coisa aqui que gostei muito...Coisasantigas e atuais, umbando, Ná ozzeti, que é show mesmo e o Carlos Farias e o coral das lavadeiras, coisa linda e bem brasileira mesmo....Parabéns mesmo você e outros blogueiros que fazem isso por amor à nossa cultura no intuito de preservar e melhor ainda divulgar, manter viva essa chama!!!
O Brasil é riquíssimo em cultura, vamos fazer bom uso disso...
Abraço