segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Chico Buarque - Construção - 1971


Ouve um grande Bafafá sobre os cem melhores discos do Brasil, e como nós do musica da minha gente fazendo pesquisas sobre tal assunto resolvi agraciar vocês com estes discos tambem, mas com uma diferença, todos os links estao funcionando, e outra coisa, postarei somente os discos que realmente fizeram diferença pra musica brasileira, entao,
deleitem-se!


3° Lugar - Chico Buarque - Chico Buarque Construção - 1971

me fosse dado sem controvérsias uma opinião, eu diria que a música popular brasileira tem em Pixinguinha, Ary Barroso, Tom Jobim e Chico Buarque suas maiores referencias, pois cada um a seu tempo soube captar o nosso sentimento mais íntimo, traduzir a nossa alma verdadeira e universalizá-la, angariando os aplausos sem restrições de quem quer que seja, filhos desta terra ou não.
Disco fundamental da nossa música popular lançado em 1971 quando ainda se vivia na contradição de crescimento econômico misturado com ingredientes de torturas e arbítrio. Parece difícil acreditar que numa época em que todas as canções eram encaminhadas para uma análise do departamento de censura da Polícia Federal. Uma em especial, tivesse sido aprovada sem cortes, trata-se de Construção de Chico Buarque, que da título a seu LP lançado naquele ano, o primeiro após seu retorno do exílio.
Considerada uma obra-prima de nossa canção popular, a música foi encaminhada aos censores por João Carlos Muller Chaves, advogado da gravadora Polygram, e escolado como estava em ver vetadas várias letras de Chico Buarque resolveu utilizar uma estratégia arriscada a fim de liberar a música, solicitando aos censores que a proibissem, estes, a fim de contrariá-lo liberaram o texto na íntegra e "Construção" pode ser gravada sem cortes ou emendas.
Retirar um único disco da obra de Chico Buarque é tarefa ingrata, pois todos os que gravou são importantes. Porém, Construção retrata não só seu talento em grande fase, como também uma época da música brasileira onde se faziam ainda discos e músicas inesquecíveis.
Vinícius de Moraes, que a esta época estava muito próximo de Chico Buarque, une-se a ele mais uma vez e faz um poema de amor lírico, bem ao seu estilo. E assim surge "Valsinha", uma das mais singelas composições de Chico e mais um clássico de seu repertório. Também com Vinícius, assina "Desalento", outro bom momento do disco. Nesse disco memorável ainda há espaço para uma versão de uma canção italiana de Dalla e Palotino denominada "Gesubambino", transformada por Chico Buarque em "Minha história" que lhe trouxe também alguns problemas com a censura e com a parte mais ortodoxa da igreja católica que via uma afronta à menção ao nome de "menino Jesus" misturado a cabarés, ladrões, bar e bebidas.
Por fim devemos mencionar como grandes sucessos do disco, "Olha Maria" feita com Tom Jobim e Vinícius de Moraes, "Deus lhe pague" que serve como uma continuidade a "Construção", uma cantiga de ninar, "Acalanto" e um desabafo em "Cordão", cujos versos finais são a demonstração de seu estado de espírito naqueles anos difíceis: "Ninguém vai me acorrentar/enquanto eu puder cantar/enquanto eu puder sorrir/enquanto eu puder cantar/alguém vai ter que me ouvir".
Chico Buarque de Hollanda nasceu a 19 de junho de 1944.

Ficha Técnica

Construção

Direção de produção: Roberto Menescal
Direção de estúdio: Roberto Menescal
Técnicos de gravação: Toninho e Mazola
Estúdio: Phonogram
Direção musical: Magro
Foto: Carlos Leonam
Capa: Aldo Luiz
Participação especial: Tom Jobim, Paulinho Jobim e MPB4


Download: Chico Buarque - Construção - 1971

Nenhum comentário: