quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Alceu Valença - Molhado de Suor - 1974



Música regional agregada aos arranjos globalmente apreciados da psicodelia propícia aos ouvidos da época. Tal mescla denota a visão privilegiada de Alceu Valença acerca de seu trabalho e o conseqüente pagamento por sua perspicácia através do reconhecimento do público. O músico é respeitado nacionalmente e não é tido apenas como o artista pitoresco do norte ou querido apenas entre os conterrâneos – nos barzinhos de São Paulo, por exemplo, suas composições são recorrentes.
Os destaques neste álbum são os instrumentos utilizados, que representam os aspectos locais e globais do trabalho. De um lado, o desfile de diversos instrumentos de percussão brasileiros como ouvidos em discos de especialistas na área, como os de Papete; do outro, uma aproximação tímida com a música indiana e suas cítaras, como podemos encontrar aqui e ali acompanhando George Harrison; ou ainda, da viola portuguesa de Carlos Paredes também lembrada mesmo que incidental e involuntariamente na faixa ¨Borboleta¨.

Um disco que deveria ser mais conhecido entre os ouvintes brasileiros.

Produtor:Eustáquio Sena

Observação:

CD da série "Som Livre Masters", produzida por Charles Gavin. A ficha técnica do disco não traz os créditos para todos os músicos que dele participam e mesmo aqueles que têm créditos não estão especificados por faixa e foram identificados pela autora desta Discografia. No caso em que há mais de um músico tocando o mesmo instrumento, fica impossóvel distinguir qual deles está tocando em cada faixa.

Download: Alceu Valença - Molhado de Suor - 1974

Nenhum comentário: