quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

A Memória da Censura Musical no Brasil


RECOMENDADISSIMO, POR FAVOR, ACESSEM!!!!!

A Memória da Censura Musical no Brasil

A época da Ditadura Militar no Brasil tem, para a memória nacional, como principais características a repressão e a efervescência que marcou o meio artístico. Fatores, inclusive, que geram a velha discussão de "quem influenciou quem" na relação entre censura e criatividade cultural.
Com base na riqueza desse período fundamental para o surgimento de fatores determinantes do pensamento cultural brasileiro, o censuramusical.com expõe o rico acervo musical de cantores e compositores que tiveram canções barradas pela caneta da censura, bem como explica os procedimentos do trabalho da Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP).

O principal destaque do site é uma série de documentos oficiais resgatados no Arquivo Nacional de Brasília, do Rio de Janeiro e no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Nesta primeira edição, é possível conferir os processos que resultaram na proibição de canções como "Mulheres de Atenas", "Minha História" e "Tanto Mar", de Chico Buarque; "Pare de Tomar a Pílula" e "O Motel", de Odair José; "Óculos Escuros", de Raul Seixas; "Papai me Empresta o Carro", da despojada rebelde Rita Lee; "Caso Comum de Trânsito", de Belchior; a emocionada "Amigo Chico", de Luiz Ayrão; entre outros.
Na seção Entrevistas, o site traz fatos e curiosidades revelados em entrevistas com pesquisadores do período e personagens que vivenciaram a época. Para esta primeira edição, o Conselho Editorial do site elegeu um eclético time de entrevistados para tentar elucidar o complexo período histórico em análise. Entre eles, estão a ex-técnica de censura Odette Lanziotti; o polêmico Odair José; Ravel, da dupla Dom e Ravel, que ficou marcada como defensora dos militares; a historiadora Maika Lóis; e o programador da Rádio Nacional Mascarenhas de Morais. A intenção, que fica explícita na escolha dessas fontes, é oferecer múltiplas visões – e lados – desse fragmento de nossa história.
Recomendamos navegar também pelas seções História, Resenhas, Legislação e Links, que permitem um maior aprofundamento sobre as abordagens. Como o tema é inesgotável, o site terá atualização periódica, sempre com novos documentos e entrevistas.
Conheça o censuramusical.com e descubra um pouco mais sobre a história recente do Brasil. Sinta-se à vontade para interagir conosco e não se preocupe: aqui não há espaço para a censura de opiniões e ideologias – elas serão muito bem vindas.

Equipe Censura Musical

Nenhum comentário: