terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Gonzaguinha - De Volta ao Começo - 1980


Que o Brasil é um País sem memória isso é indiscutivel, por isso a função deste site é o de colocar a disposição de todos vocês o que ha de bom para se ouvir nesse nosso imenso Brasil, e agora venho com muito orgulho colocar na mao e voces este disco lindo desta pessoa que ao meu ver é um dos melhores artistas que ja passaram por aqui,

Então deleitem-se...

B'Side

Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior nasceu em 22 de setembro de 1945, no Rio de Janeiro, filho, o rei do baião,Luiz Gonzaga, o Mestre Lua, e Odaléia Guedes dos Santos, cantora do Dancing Brasil.
Filho do Rei do Baião Luiz Gonzaga, o Mestre Lua, foi criado pelos padrinhos, que o iniciaram na música. Freqüentou desde cedo os blocos e rodas de samba do Estácio, principalmente a Unidos de São Carlos. Mais tarde entrou na faculdade de economia e conheceu, na Tijuca, o compositor Ivan Lins e o letrista Aldir Blanc (todos integrantes do MAU - Movimento Artístico Universitário), com quem apresentaria, alguns anos mais tarde, o programa Som Livre Exportação, na TV Globo. Concorreu em 1968 no I Festival Universitário de Música Popular do Rio de Janeiro com "Pobreza por Pobreza", que chegou às finais. No ano seguinte, na segunda edição do festival, foi o vencedor com "O Trem". Fazendo carreira em festivais, concorreu em 1970 com "Um Abraço Terno em Você, Viu, Mãe?", lançada em um compacto. Em 1973 participou de um programa de televisão com a música "Comportamento Geral", uma incisiva crítica ao regime militar, que gerou polêmica e esgotou seu compacto que estava à venda com a música. Desde então Gonzaguinha sempre teve outros problemas com a censura. Ainda na década de 70 excursionou por todo o país e gravou, em 1976, o disco "Começaria Tudo Outra Vez", um dos maiores sucessos de sua carreira. Lançou 16 LPs e participou de outros tantos durante a vida, e depois de sua morte - em um acidente de carro - coletâneas e discos ao vivo foram lançados. Suas composições foram gravadas com êxito por diversos intérpretes, como Maria Bethânia, Fagner, Elis Regina, Simone, Joanna, As Frenéticas e outros. Entre elas, "A Felicidade Bate à Sua Porta", "Explode Coração", "Grito de Alerta", "Espere por Mim, Morena", "É", "Sangrando", "O Que É o Que É", "Um Homem Também Chora (Guerreiro Menino)".
Após uma apresentação em Pato Branco, no Paraná, Gonzaguinha morreu aos 45 anos num acidente automobilístico às 07:30 horas no dia 29 de abril de 1991, encerrando prematuramente a carreira do músico.

Curiosidades:

- Em 1945, Luiz Gonzaga assumiu a paternidade de Gonzaguinha, seu filho com a cantora e dançarina Odaléia.
- A mãe morreu de tuberculose ainda muito moça, com apenas 22 anos de idade, deixando Gonzaguinha órfão aos dois anos, e o pai, não podendo cuidar do menino porque viajava por todo Brasil, entregou-o aos padrinhos
- "Dina (Leopoldina de Castro Xavier) e Xavier (Henrique Xavier), baiano do violão das calçadas de Copacabana, do pires na zona do mangue, morro de São Carlos foram eles que me criaram e por isso eu toco violão. (Gonzaguinha)

Hipocrisia não faz parte deste blog, por isso todos os creditos desta postagem fica por conta do blog:http://newbrasilmidia.blogspot.com/, um excelente blog onde voce encontra de tudo um pouco.

Download: Gonzaguinha - De Volta ao Começo - 1980

Nenhum comentário: