quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Jards Macalé - Contrastes - 1977



"A MPB nunca existiu, foi invenção da Shell!"

Esta frase e outras que somente poderiam sair da boca de um genio sem medo de falar o que pensa está na revista Freakium, mas se preparem, é um tapa nos mais certinhos e que mudará certos conceitos!
Clique aqui para ler a entrevista na integra - Entrevista

MAS POR FAVOR, LEIAM, E ISSO NAO É UM PEDIDO!!!!!


Entao Deleitem-se!
Saravá
Lado B

Jards Macalé (Jards Anet da Silva) nasceu em 03 de Março de 1943 no Rio de Janeiro RJ. Aprendeu a tocar violão por volta dos 14 anos, e em 1958 começou a estudar orquestração, arranjo, composição e violão. Na Escola Pró-Arte foi aluno de Guerra-Peixe (orquestração), Peter Daulsberg (violoncelo) e Turíbio Santos (violão). Em 1964, compôs Meu mundo é seu (com Roberto Nascimento), gravada por Elizeth Cardoso.
Contrastes,seu terceiro LP, saiu pela gravadora Som Livre e trouxe um Jards Macalé livre, leve e solto, onde pode emular Louis Armstrong (“Black and blue”), Jackson do Pandeiro (“Sim ou não”), Ismael Silva (“Contrastes”) e Moreira da Silva (“Conto do pintor”), fazer experimentações (“Cachorro babucho” de Walter Franco, “No meio do mato” e “Passarinho do relógio”), chamar a Orquestra Tabajara (“Garoto” e “Choro do Archanjo”, tema que compôs para o filme Tenda dos milagres) e ainda fazer seu reggae pessoal (“Negra melodia”). Curiosidade: a bela capa do disco trazia o moreno Jards beijando sua então namorada branca, a escritora Ana Miranda. Quando foi lançado em CD no começo dos anos 2000, Ana não permitiu o uso da foto e Jards queimou a parte em que ela aparecia dando um sentindo ainda mais forte aos versos de “Sem essa” (“E fazer um álbum de fotografias / Pra depois queimar, lembrar, queimar” – música esta que fez parte da trilha da novela global Espelho mágico).E Que como sempre nao poderia deixar de colocar a capa original pra voces.
Há mais de 30 anos no cenário musical, também transita por outras artes: no teatro, trabalhou ao lado de José Celso Martinez Correia na peça Brecht Hindemith, no cinema, atuou como ator com diretores como Nelson Pereira dos Santos e Leon Hirszman; nas artes plásticas, trabalhou com Hélio Oiticica, Lygia Clark e Rubens Gerschman.

Download: Jards Macalé - Contrastes - 1977

Nenhum comentário: