sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Cartola - Cartola - 1976


Este é o segundo trabalho do grande mestre Cartola, um disco que teve uma excelente repercussão no mundo musical por ser tratar de uma obra autentica e simples e com poemas memoraveis que até hoje todos cantarolam por ai, por isso, fiquem com este genio, que ao meu ver é o melhor sambista de todos os tempos, entao, deleitem-se..
Saravá
Lado B

Angenor de Oliveira(1908-1980), o mestre Cartola é considerado por músicos como Nelson Cavaquinho e Paulinho da Viola como maior sambista de todos os tempos. Cartola não só o fundou a escola de samba Estação Primeira de Mangueira, como lhe deu nome e as cores verde e rosa (para quem dizia que as cores não combinavam, ele respondia : "Ora, o verde representa a esperança, o rosa representa o amor, como o amor pode não combinar com a esperança?"). Muito gravado pelos grandes cantores da década de 30, ele desapareceu e somente no final década de 50 foi encontrado pelo cronista Sérgio Porto trabalhando como lavador de carros.

Ele sua esposa Zica fundaram na década de 60 o bar Zicartola no centro do Rio de Janeiro, que foi um pólo irradiador do samba e onde surgiram vários talentos. Somente aos 65 anos conseguiu gravar seu primeiro disco. Seus dois primeiros discos gravados por Marcus Pereira são marcos da música brasileira e obrigatórios na discoteca de qualquer um que goste samba. É autor de sambas imortais como O Mundo é um Moinho, As Rosas não Falam e Autonomia.

Download: Cartola - Cartola - 1976

Nenhum comentário: