quinta-feira, 20 de março de 2008

Rita Ribeiro - Tecnomacumba - 2006


Mais uma vez pra voces meus queridos amigos uma novidade, esse é um excelente disco de Rita Ribeiro que particularmente gosto muito, na verdade nao gosto de eletronico, mas esse casorio ficou muito legal, ela soube muito bem aproveitar as duas vertentes, por isso deixem comentario sobre o disco, entao, deleitem-se...
Lado B
Saravá


A Tecnomacumba de Rita Ribeiro

Esse show é um passeio musical por uma das marcas mais fortes da cultura do Brasil, o sincretismo religioso. A herança africana na religião e no ritmo de nossa música popular.Rita Ribeiro traz a vivência do Maranhão, o conhecimento do candomblé e do repertório suingado que vai de Caetano Veloso e Jorge Benjor aos pontos de trabalho. Mistura tudo com percussão eletrônica e promove um transe dançante e antropológico.O trabalho de Pierre Verger seria um pano de fundo adequadíssimo ao que se ouve. O público dança e aprende ao mesmo tempo. A festa promove o reconhecimento dessa miscigenação cultural que resultou em música.

Rita Ribeiro nasceu no interior do Maranhão, em São Benedito do Rio Preto e aos cinco anos de idade foi para a capital do estado, São Luís. Aos 15 começou a trabalhar a voz. Nos anos 80, cantava no grupo vocal Vira Canto e fazia backing vocals para Chico Maranhão e Josias Sobrinho. Ainda no Maranhão, Rita participou também do grupo folclórico Boi Barrica. Em 1989, diante da falta de perspectivas de seu estado, foi para São Paulo estudar canto com Ná Ozetti e Madalena Bernardes. Após quase oito anos fazendo shows na noite paulista, testando repertório e arranjos, Rita lança em 97 o seu primeiro CD, "Rita Ribeiro", pela gravadora Velas. O disco foi produzido pelo paulista Mário Manga e pelo também maranhense Zeca Baleiro, que assina 5 das 14 faixas, inclusive “Lenha”, que fez sucesso (e mais tarde foi regravado por Simone). Em 1999, a cantora lançou "Pérolas aos Povos", pela MZA, mantendo a mistura de elementos de música tradicional e influências mais modernas que caracterizava o seu primeiro trabalho.

Download: Rita Ribeiro - Tecnomacumba - 2006

Um comentário:

Lory Moreira disse...

Uma pena que o link esteja quebrado. Tem como disponibilizar d enovo?