domingo, 13 de abril de 2008

Novos Baianos - Vamos Pro Mundo - 1974


Sinceramente falando, este deveria ser considerado sem sombras de duvidas como um dos melhores trabalhos gravados no Brasil, deveria estar entre os cinco melhores, de uma simplicidade unica, de uma ousadia impar, eu tenho um grande carinho por este disco sendo que a banda é a minha favorita, por isso posto com muito orgulho e carinho na esperança que todos baixem e apreciem sem moderação como eu, por isso, deleitem-se!!!
Saravá!!!
Lado B

Grupo formado na Bahia nos anos 60 por Paulinho Boca de Cantor, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Dadi, Galvão, Jorginho, Baixinho, Bolacha e Baby, estreou com o show "Desembarque dos Bichos Depois do Dilúvio Universal" em 1968. Participaram do V Festival de Música Popular Brasileira da TV Record em 1969 e gravaram seu primeiro disco, "É Ferro na Boneca". Em 1971 mudaram-se para o Rio de Janeiro, onde foram morar em uma cobertura no bairro de Botafogo. Nessa época o cantor e compositor João Gilberto passou uma temporada freqüentando o grupo, o que influenciou de forma decisiva os rumos musicais do conjunto, numa guinada do rock para a MPB. No ano seguinte mudaram-se para um sítio em Jacarepaguá, onde levavam uma vida comunitária, e lançaram "Acabou Chorare", disco que, com sua mistura de rock, samba, frevo e choro, influenciou intérpretes, compositores e bandas dali em diante. O grupo se desfez em 1978, e praticamente todos os seus integrantes seguiram carreiras solo. Em 1997 o compositor Galvão escreveu o livro "Anos 70: Novos e Baianos".

Este é o quinto disco da banda-comunidade mais aclamada do hipongismo brazuca. Primeiro sem o fundador Moraes Moreira, mas contém composição deste. Aqui começa a empreitada tri-eletrificada da galera. As instrumentais são uma aula, com direito a composição de Jorginho Gomes e três regravações (Na Cadência do Samba, Preta Pretinha e Um Bilhete Pra Didi).

Discografia:

1970 - É Ferro na Boneca (+Compacto Duplo + As Voltas Que o Mundo Dá)
1972 - Acabou Chorare
1973 - Novos Baianos F.C.
1974 - Novos Baianos (Linguagem do Alunte)
1974 - Vamos pro Mundo
1976 - Caia na Estrada e Perigas Ver
1977 - Praga de Baiano
1979 - Farol da Barra
1997 - Infinito Circular

Download: Novos Baianos - Vamos Pro Mundo - 1974

Um comentário:

Juliana disse...

Nossa, vcs novamente postando excelentes álbuns! O da Ângela e o da Gal eu já tinha, e são realmente fantásticos. Esse dos Novos Baianos ainda não ouvi. Muitíssimo obrigada pelo link e continuem fazendo esse trabalho tão bonito de difusão da boa música brasileira de todos os tempos! ;D