segunda-feira, 12 de maio de 2008

Disco da Semana


Um disco perfeito, que mostra o contraste unico dessa luz, dessa Claridade, um disco que ha muito faltava em nossas postagens, foi gravado em 79, e até hoje parece muito atual,um disco para aqueles que curtem e sabem valorizar a nossa boa musica, por isso, baixem,escutem e deleitem-se!!!
Saravá!!!
Lado B

Trata-se do melhor disco de clara nunes (minha opiniao, logico), gravado em 79. que pra mim é a essência da clara sambista, a mensagem que ela sempre quis passar em sua música para nós brasileiros. e cidadãos do mundo.
Por não teve filhos. e todo o seu trabalho ela dedica às crianças.Ironia isso. mas apesar de no disco ela dizer que dedica todo o trabalho às crianças (por isso o nome do disco, crianças para ela significavam a esperança de um mundo melhor), e posar com elas na arte do vinil, o disco é todo voltado ao povo do morro. ao povo pobre, o que se evidencia em canções como "ê favela" e "minha gente do morro".
Entao, ela abre com "banho de manjericão", de Paulo Cesar Pinheiro e João Nogueira. uma forma espiritruosa de começar um trabalho, de entrar num terreiro de canções belíssimas, onde ela canta:"vou sacudir a poeira do corpo batendo com a mão". e desfia um rosário de ritos e simpatias pra "fechar o corpo". depois, vem com a lapada "obsessão". em seguida, um de seus mais notórios sucessos, "na linha do mar", de paulinho da viola. depois, mais uma lapada: "apenas um adeus", "rolou" (de Paulo Cesar pinheiro), "minha gente do morro" (candeia), "ê favela" (candeia mais uma vez), "contentamento" (de mauro duarte e pc piinheiro), e aí ela dá uma pausa pra tanto lamento e tanta resignação. vem com "mulata do balaio". e aí "jardim da solidão", de monarco, entra na roda, com um instrumento de percussão tipicamente sambista: uma caixa de fósforos.Pra fechar essa homenagem ao povo do morro, vem "abrigo de vagabundo", do mestre Adoniran Barbosa, uma meio que extensão de "saudosa maloca", com os mesmos personagens, porém mais positiva. e pra não esquecer sua ligação com o sertão de onde veio, fecha a bolacha com "feira de mangaio", de sivuca e glorinha gadelha.

Download: Clara Nunes - Esperança - 1979

3 comentários:

Carlos Eduardo disse...

Brother Saravá. Como sempre um dos Blogs favoritos. Maravilhoso. Parabéns e Saravá.
Somente queria conferir com Você se esta tendo algum problema neste arquivo da Clara, pois não esta sendo possível acessar, o endereço do arquivo aparece como inválido.

AXÉ.

Unknown disse...

Amo este disco de paixao, cara, coincidencia foi q tb escrevi sobre este disco em meu blog! INcrivel, cara! Fico mto feliz qdo vejo as alguem reverenciare Clara NUnes, parabens!

Mony Rocha disse...

Olá!!!!
Tentei baixar essa pérola, mas não consegui. O link aparece como inválido.
Há possibilidades de restaurá-lo?
Agradeço antecipadamente pela atenção.
Abraços