domingo, 29 de junho de 2008

Luiz Melodia - Pérola Negra - 1973


Na minha opiniao, um dos artistas mais completos da nossa musica, perfeito, este disco marca sua estreia que até hoje fica na mente de quem ouve, por isso recomendo mesmo a voces a baixarem este disco e descubra a essencia deste genio, por isso, deleitem-se
Lado B
Saravá!!!

Nascido em 7 de janeiro de 1951, Luiz Melodia foi criado no bairro do Estácio, Rio de Janeiro. O pai sambista foi uma influência em sua admiração pelas obras de Noel Rosa, Ismael Silva e Jorge Ben. Contudo, a Jovem Guarda também fez sua cabeça - na adolescência, formou o grupo Os Instantâneos.
Disco de estréia de Luiz Melodia, Pérola Negra é um dos mais versáteis discos da música popular brasileira, trazendo uma diversidade musical só vista até então nos discos tropicalistas. Antes mesmo do lançamento de Pérola Negra, duas de suas músicas foram interpretadas por duas das maiores cantoras do país: em 1971, Gal Costa incluiu Pérola Negra no repertório de seu espetáculo Gal a Todo Vapor e em 1972, foi a vez de Maria Bethânia gravar "Estácio, holly Estácio" em seu LP Drama - Anjo Exterminado. O encantamento de Gal e Bethânia pelas composições de Melodia chegou ao público com o lançamento de seu primeiro disco, uma verdadeira busca por novas tendências musicais, resultando na universalização da música brasileira. Com arranjos de Pedrinho Albuquerque, Pérola Negra foi lançado em 1973 pela Phonogram (e relançado em 1982) e é ainda hoje uma das maiores estréias da música popular brasileira.
Luiz Melodia é parte de um time de artistas que transcende as possibilidades pré-determinadas que suas origens possam sugerir. Assim como Tim Maia e Jorge Ben, Melodia aprendeu a criar música universal partindo de um gueto improvável. A música negra suburbana brasileira no Brasil do começo da década de 70 seria tropicalista se o Tropicalismo não dependesse tanto explicitar o referencial teórico. Mais coerente é dizer que não há pérolas tão preciosas quanto nossas pérolas negras.

Download: Luiz Melodia - Pérola Negra - 1973

3 comentários:

Ulius, o Obtuso disse...

Muito bom!!!! Obrigado.

Jair Junior disse...

pô... o link tá invalido...

Gregorio Omar Vainberg disse...

É, não funciona mesmo