sábado, 4 de outubro de 2008

Mestre Salustiano - Sonho da Rabeca - 1998

Este talvez seja uma das postagens mais importante do blog, Grande Meste Salu, nos deixou em corpo, ams sempre lembraremos dele como um genio, que da simplicidade, ficou uma grande marca, Salve, Salve, Mestre Salustiano!!!! Deleitem-se!!!!
Lado B
Saravá!!!

Manoel Salustiano Soares, conhecido como Mestre Salustiano ou Mestre Salu nasceu em Aliança, zona da mata norte de Pernambuco, no dia 12 de novembro de 1945.
Seu pai, João Salustiano, era um tocador de rabeca e foi quem o ensinou a fazer e a usar o instrumento. Mestre Salu usa praíba, imburana, pinho, mulungu e cardeiro para fazer suas rabecas, pois segundo ele são as melhores madeiras para produzir o som.
Fundou o Maracatu Piaba de Ouro, em 1997, tendo participado com o grupo do festival de Cultura Caribeña, em Cuba. É o comandante do cavalo-marinho Boi Matuto, que criou em 1968, e do Mamulengo Alegre.
Mestre Salustiano também é um artesão. Além das rabecas é ele quem confecciona os bichos do bumba-meu-boi, cavalo, boi, burra; as máscaras do cavalo-marinho, feitas de couro de bode ou de boi e os mamulengos de mulungu.
É um dos grandes responsáveis pela preservação da ciranda, do pastoril, do coco, do maracatu, do caboclinho, do mamulengo, do forró, do improviso da viola e de outros folguedos populares do folclore nordestino.
Mestre Salustiano faleceu aos 62 anos, na cidade do Recife, no dia 31 de agosto de 2008.
Uma enorme perda pra nossa musica, por isso, baixem e deleitem-se, isso é uma ordem!!!!

Download: Mestre Salustiano - Sonho da Rabeca - 1998

Nenhum comentário: