terça-feira, 4 de novembro de 2008

Egberto Gismonti e Naná Vasconcelos - Dança Das Cabeças - 1977


Perdao pela demora nas postagens meus amigos, mas estou aqui com uma paulada, que so o musica da minha gente tem pra voces, um disco de dois genios que agora voces podem se deleitar, por isso aproveitem!
Lado B
Saravá!!!!

A Dança das Cabeças (1977)

Fruto de um encontro quase casual em Paris, A Dança das Cabeças foi gravado em apenas três dias, em 1977, por Egberto Gismonti e Naná Vasconcelos. As composições são baseadas na história dos músicos, que, resumida por Gismonti, é a experiência de dois caras, andando por uma floresta densa, úmida, cheia de insetos e animais. A música é pura e sensitiva, desafiadora e sofisticada, com uma vasta abrangência indo de uma assombrosa e misteriosa melodia ao som de impacto, com uma percussão cheia de energia, remanescente dos batuques dos índios brasileiros. O álbum é impressionante, vencedor de inúmeros prêmios em todo o mundo.

Faixas:
Quarto Mundo + 1
Dança das Cabeças
Águas Luminosas
Celebração de Núpcias
Porta Encantada
Quarto Mundo + 2
Tango; 08 Bambuzal
Fé Cega, Faca Amolada
Dança Solitária

Egberto Gismonti

Nasceu em uma família de músicos em Carmo, pequena cidade do interior do estado do Rio e desde cedo freqüentou o Conservatório, estudando piano. Com o tempo, interessou-se pela pesquisa da música popular e folclórica brasileira, chegando a passar uma temporada vivendo com os índios no Xingu. Transitou dos teclados (piano acústico, piano elétrico, sintetizador e órgão) aos violões de seis, oito, 10, 12 e 14 cordas, e realizou experimentações com vários tipos de tons e sons, utilizando flautas indígenas (ocarina e jacuí), kalimbas e sinos e fazendo uma música que aproxima as áreas erudita e popular. Famoso na Europa e pouco conhecido no Brasil, ultimamente Egberto tem sua obra sendo muito requisitada por outros instrumentistas.

Naná Vasconcelos
Percussionista pernambucano mundialmente reconhecido, desde que deixou o Recife para ganhar o mundo, tocou para as mais diversas platéias em inúmeros lugares. Gravou com nomes como B.B. King, Talking Heads, Don Cherry, Laurie Anderson, Jean-Luc Ponty, Mutantes, Agostinho dos Santos, Marisa Monte, Gal Costa e Caetano Veloso, entre uma infinidade de outros nomes. Já se apresentou como solista acompanhado por orquestras sinfônicas, excursionou pela Europa com dançarinos do Bronx e fez trilhas sonoras para cinema, teatro e dança. Fonte: Virada Cultural

Um comentário:

Gregorio Omar Vainberg disse...

aló, este não funciona.

Um abraço