quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

João do Vale - João do Vale - 1981


Estamos agora falando de João do Vale, que assim como Cartola, Nelson Cavaquinho e Luiz Gonzaga, faz parte daquela ala de compositores que tiveram pouco estudo e instrução mas conseguiram criar uma obra das mais pungentes da MPB.Este é o meu presente de Natal a todos voces meus amigos que nos acompanhou em nossa trajetoria, este disco é o principal disco de minha coleção, e passo pra voces com exclusividade com u mgrande carinho no coração - Feliz Natal a Todos da Familia Música da Minha Gente!!!!
Daniel de Mello e a Música da Minha Gente!!!
Saravá!!!

Homenageado em vida pelo cantor Chico Buarque, que co-produziu este disco ao lado de Raimundo Fagner, João Batista do Vale nasceu no interior do Maranhão mas foi em São Luís que começou a trilhar sua carreira - inicialmente como "amo" de um grupo de Bumba-Meu-Boi. Pegando carona em caminhões, e arranjando empregos por onde passava, João chegou ao Rio de Janeiro em 1950 - pouco antes de já ter uma musica sua gravada por Zé Gonzaga. Até ser chamado para trabalhar no musical "Opinião", ao lado de Nara Leão e Zé Ketti em 1964, João teve musicas gravadas por Marlene, Luiz Vieira, e Dolores Duran. Sua Música "Carcará" acabou tambem sendo responsavel pelo lançamento de Maria Bethania, após o que fez algumas trilhas sonoras e afastou-se gradualmente do meio. Somente após a gravação deste tributo, com participações ilustres em duetos inesqueciveis, é que João do Vale foi gravar um segundo album - tambem produzido pelo mesmo Chico Buarque que em 1994 produzira seu terceiro e último disco, lançado dois anos antes de sua morte em 06 de Dezembro de 1996.

Download: João do Vale - João do Vale - 1981

Um comentário:

Anônimo disse...

Sem duvida uma das mais fantasticas obras da música brasileira, um album genuinamente brasileiro de um grande artista como João Do Vale e produzido por nada mais nada menos que chico Buarque, sempre que ouço este disco me emociono por ele ser genuinamente brasileiro sem inspiração alguma em musica estrangeira tenho este album em LP e CD e considero tambem um dos principais da minha coleção e olha que tenho 3.000 LPs e 400 Cds. É um album raro de achar tanto em LP quanto em cd.