domingo, 17 de maio de 2009

Geraldo Pereira - MPB Compositores - 1996

Ja postei aqui outras homenagens a este excelente compositor, mais uma nao custa nada, mas espero que gostem deste disco que ao meu ver, sem ele o samba nao era o mesmo, deleitem-se!!!
Daniel de Mello e a Música da Minha Gente
Saravá!!!

Nascido em Juiz de Fora, em 23 de abril de 1908, esse mineiro conquistou o Brasil com o samba - e como compositor da Estação Primeira de Mangueira. Geraldo Pereira levou ao extremo o que se entendia por samba sincopado - onde residia sua genialidade. Trouxe em suas músicas o cotidiano carioca, a mulher e o homem dos morros, uma forma de ver o país em que vivia nos anos 40 que se estende até os dias de hoje. Quem, ao ouvir a irônica Ministério da Economia não diria que essa música com certeza é recém composta? ("Seu presidente, Sua Excelência mostrou que é de fato / Agora tudo vai ficar barato / Agora o pobre já pode comer. / Seu presidente, pois era isso que o povo queria / O Ministério da Economia / parece que vai resolver")

Geraldo Pereira ganhou a vida como motorista de caminhão de coleta de lixo, e gastou tudo o que tinha da velha e boa boemia, por quem viveu e morreu.

Seus sambas atravessaram os tempos e foram retomados na Bossa Nova, com a gravação de Bolinha de Papel em 1961 por João Gilberto - que trouxe a luz o samba e o nome do homem que, seis anos antes (em 05 de maio de 1955), aos 37 anos, morria numa briga de faca com o legendário Madame Satã.

Carô Murgel

Download: - Geraldo Pereira - MPB Compositores [1996]

Um comentário:

Nathan disse...

Cara esse Geraldo é UM grande compositor...
Eu tenho um vinil do joão Nogueira cantando geraldo, noel e wilson batista de oliveira. show de bola!
parabéns pelo blog.