quarta-feira, 29 de abril de 2009

Paulo Moura e Cliff Korman - Gafieira Jazz - 2006


Eite, eita, eita, este disco é impar, dois genios juntos, num trabalho só, esta compilação de dois albuns nos dizem que a musica é sempre de agradar os ouvidos, estamos sempre dispostos a ouvir o bom, e este disco nunca poderia ficar de fora do nosso blog, por isso, deleitem-se!!!
Daniel de Mello e a Música da Minha Gente
Saravá!!!

Paulo Moura conheceu o pianista norte-americano Cliff Korman em 1981, quando foi a Woodstock, no estado de Nova Iorque, para dar aulas. Cliff, na época um muito jovem pianista, foi o primeiro a levantar a mão quando nosso grande clarinetista e saxofonista perguntou se alguém gostaria de tocar um pouco com ele.
Desde então, estabeleceu-se uma parceria que já redundou em incontáveis shows e nos discos “Mood Ingênuo – Pixinguinha Meets Duke Ellington” – gravado ao vivo em 1996 na cidade de Gênova, na Itália, e lançado em 1999 -, “Paulo Moura Visita Gershwin & Jobim” – gravado no SESC Vila Mariana, em São Paulo, em 1998, com as participações de Jerzy Milewsky, violino, Jota Moraes, piano e vibrafone, Nelson Faria, guitarra e violão, Pascoal Meirelles, bateria, e Rodolfo Stroeter, o produtor do disco, contrabaixo – e “Gafieira Dance Brasil”, também ao vivo e gravado na Itália em 2001 e nunca lançado no Brasil, com as participações de Mestre Zé Paulo (falecido em 2005), cavaquinho, Paulinho Braga, bateria e do contrabaixista norte-americano David Finck.

Uma compilação dos dois discos gravados na Itália, saiu aqui no Brasil sob o título de “Gafieira Jazz”
No disco de nove faixas, três foram retiradas de “Mood Ingênuo” e as outras seis de “Gafieira Dance Brasil”.
Do primeiro disco, temos “Saxofone, por que choras?”, de Ratinho, “Tarde de chuva”, de Paulo Moura (ambas em duo de sax alto e piano) e o super clássico “1 x 0”, de Pixinguinha e Benedito Lacerda, em duo de clarinete e piano.
De “Gafieira Dance Brasil” esta compilação traz “Sozinha”, de Lupicínio Rodrigues, “Noites cariocas”, de Jacob do Bandolim, “Pedacinhos do céu”, de Waldir Azevedo, “Manhã de carnaval”, de Luiz Bonfá e Antônio Maria, “Alma brasileira”, de Zeca Freitas e o que me parece um equívoco da ficha técnica do disco que diz ser “Mulatas”, de Paulo Moura, a faixa de número 8 e o que se ouve é “Chorinho pra você”, de Severino Araújo, já gravada por Paulo Moura no disco “Mistura E Manda”, de 1994. Pelo menos, em 4’:30” de música, a partir de 1’:33” é o inconfundível clássico do maestro soberano da Orquestra Tabajara que sai pela caixa de som. E ao re-ouvir a gravação de “Mulatas” em outro disco de Paulo Moura, não encontrei nenhuma semelhança entre ela e a introdução de um minuto e pouco antes do tema principal. Enfim, enganos podem acontecer. Não deviam, mas que podem, podem.
O que importa mesmo é que, com esta compilação, podemos ouvir um verdadeiro encontro de bambas que vai além das já reconhecidas e sempre reafirmadas maestrias de Paulo Moura e Cliff Korman. Pois os arranjos dão espaço para que Mestre Zé Paulo, Paulinho Braga e David Finck também brilhem nas seis faixas tiradas do disco “Gafieira Dance Brasil” para este “Gafieira Jazz”. Mestre Zé Paulo especialmente em “Noites cariocas” e “Pedacinhos do céu”; Paulinho Braga e David Finck em “Manhã de carnaval” – da qual Zé Paulo não participa – uma longa faixa, num belíssimo arranjo. O pouco que a compilação apresenta deixa um gostinho de “quero mais” e a vontade de ouvir, na íntegra, o disco original. Mas nem a Amazon.com o tem pra vender.
No encarte do disco “Paulo Moura Visita Gershwin & Jobim”, o clarinetista escreve que “não será o jazz que influencia o samba – é a bossa nova brasileira que vai reler o jazz...”. Ao ouvir o piano de Cliff Korman soando como se ele tivesse nascido no Rio de Janeiro e não em Manhattan não há como não assinar embaixo.

Maria Luiza Kfouri
21/11/2006

Download: Paulo Moura e Cliff Korman - Gafieira Jazz - 2006

2 comentários:

NILOVE disse...

Grande Daniel, seus pots estão melhores a cada dia. Este disco do Paulo Moura é muito bom, adoro ele como tudo do vei malucão. Vou postar um disco que gosto muito dele no meu blog, entra lá pra conefrir depois, abaraço.

Francisco Águas disse...

Genial esse álbum!
Muito obrigado pela pérola!
Admiro demais quem tem blog para compartilhar maravilhas como essas.
Abraço!