domingo, 27 de setembro de 2009

Ney Matogrosso - Um Brasileiro - 1996

Amigos confesso que nao conhecia este disco, navegando por sites dantes conhecidos, deparei com essa pedrada, um disco de 96, lindo e limpo, que somente o mestre sabe fazer, com interpretação impar, ja considero como um dos melhores disco do blog, por isso, deleitem-se!!!
Saravá!!!
Daniel de Mello Gonçalves

Ney Matogrosso já cantava em corais em Brasília, onde era funcionário público, em 64. Chamado por amigos para fazer algumas apresentações, por sua voz diferente, nunca havia pensado em se profissionalizar.
Mudou-se para o Rio, onde foi viver de artesanato. Tornou-se amigo de Luli, que convencida do talento de Ney apresentou-o a João Ricardo, que estava formando um grupo e precisava de uma voz aguda masculina. Nascia os Secos & Molhados.
O grupo chegou arrepiando todas as convenções da MPB, pintados, estouraram a vendagem do primeiro disco com O Vira, de Luli e João Ricardo. As pessoas estranhavam aquilo tudo, mas se rendiam ao canto agudo e atraente de Ney Matogrosso.
Após uma briga com João Ricardo, Ney se separa do grupo e faz seu primeiro disco solo, técnico e nervoso, o disco teve vendagem inexpressiva. Grava então "Bandido" - onde finalmente é reconhecida sua carreira solo. O público de Ney dobrou de tamanho, e não era só a garotada que assistia seus shows. Todas as faixas etárias reunidas o aplaudiam em pé - e a partir desse disco, Ney foi consagrado como o maior showman brasileiro.
Hoje, mais de 30 anos depois, Ney quase não se apresenta mais coberto de pinturas e fantasias - não se preocupa mais em esconder a face - doce, sério e suave, é hoje um grande "Pescador de Pérolas" da música brasileira, o falcão que ascendeu aos céus.

Carô Murgel

Download: Ney Matogrosso - Um Brasileiro - 1996

2 comentários:

tsiwari disse...

Para mim, o melhor trabalho da mpb.

O Génio do compositor com o Genial do intérprete.


:)

O desafio de amar 'todos os dias' disse...

graaaaande brother nao sabia q esse disco tava aqui nesse blog fantastico... só vc mesmo... valeu